top of page

Trancoso - quem conhece não esquece

Trancoso é um dos destinos mais charmosos do estado da Bahia.

O distrito de Porto Seguro possui, segundo o IBGE, pouco mais de 11 mil habitantes que vivem principalmente do turismo, do comércio, do artesanato e da pesca. Trata - se de um lugar impressionante, com praias lindas, pousadas sofisticadas, restaurantes com ótima gastronomia e toda uma infraestrutura para receber os visitantes, seja por alguns dias, seja para longas estadias.

Conheça mais sobre Trancoso e porque você deve ver com seus próprios olhos as maravilhas de lá.

Um pouco da história de Trancoso

De acordo com o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi Trancoso o primeiro lugar visto pela esquadra de Pedro Álvares Cabral em 23 de abril de 1500. A região foi povoada em 1586 pelos jesuítas quando foi fundada e recebeu o nome de São João Batista dos Índios.

O lugar ficou desconhecido do grande público até a década de 1970. Nessa época alguns hippies passaram a viver na região, que apresentava somente poucas casas construídas em volta de um gramada chamado de Quadrado. Havia também uma igreja onde é atualmente a Praça São João, no Centro Histórico, mas muita coisa mudou a partir do fim da década de 80. Trancoso passou a receber investimentos, que modificaram o cenário com a construção de estradas, aeroportos, aumentando o potencial seu turístico.

O Charmoso Quadrado

Restaurantes cheios de estrelas, lojas de grife e pousadas impecáveis não foram suficientes para levar iluminação pública para o Quadrado. O que obriga os estabelecimentos a distribuírem mesas e cadeiras em baixo das amendoeiras e acenderem velas durante a noite, dando mais charme ao lugar. O centrinho também tem suas características próprias como a proibição do trânsito de veículos, dando a oportunidade dos visitantes de caminharem para conhecer a região.

Entre as opções da noite estão os bares, restaurantes e festas de Trancoso. Quem gosta de festas populares não pode perder a Festa de São Sebastião que ocorrem 20 de janeiro. Muito alegre, o evento reúne moradores e turistas para a trocar do mastro de madeira, símbolo da festa.

As praias de Trancoso

A melhor forma de conhecer as praias de Trancoso é com uma boa caminhada. Com vegetação composta principalmente de coqueirais, as praias são muito limpas, bem frequentadas e ideais para o banhos, mergulhos, práticas esportivas ou só para relaxar. O mar de água verde é um capítulo a parte, mas de grande beleza.

A mais próxima da vila é a praia dos Nativos, bastante frequentadas por famílias, amigos e casais. Além dela, a Praia dos Coqueiros também é próxima e oferece diferentes opções aos visitantes como a boa gastronomia, os luais e os clubs de praia. Também merecem destaque: a Rio Verde, Itapororoca e Itaquena. Todas muito lindas e que valem a visita. No mais, boa viagem.

Gostou do que leu e quer conhecer Trancoso? Entre em contato com a Morena Turismo e descubra a melhor maneira de conhecer este paraíso!

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page